Beterraba em Pó - Zip Pouch - 1Kg

Beterraba em Pó - Zip Pouch - 1Kg

Beterraba em Pó

(Beta vulgaris esculenta)

 

Onde surgiu?

A beterraba tem sua origem nas regiões da Europa, Ásia, África do Norte e Mediterrâneo. 

 

Quais as características?

É uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou das Amarantáceas, pela APG. A variedade que é cultivada descende da beta vulgaris sub.sp. marítima, que cresce silvestre nas costas dos países originários e era consumida pelos gregos e romanos há mais de dois mil anos. As folhas desta variedade ainda são consumidas, porém apenas a partir do século 17, as beterrabas arredondadas e vermelhas começaram a ser cultivadas. A beterraba é uma hortaliça muito popular, rica em açúcares. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado.

A beterraba apresenta folhas grandes em roseta, com pecíolos (talos) longos e firmes. As folhas são brilhantes e apresentam em geral coloração verde a avermelhada em diversas tonalidades. As raízes são tuberculinizadas, ricas em reservas, de coloração geralmente roxa a avermelhada, e de formato arredondado. Ocorrem também variedades de beterraba branca e amarela. As flores minúsculas são produzidas em densas inflorescências, que são polinizadas pelo vento. Os frutos são pequenos glomérulos, com 3 a 5 sementes duras.

 

Qual é seu uso culinário?

Tanto as raízes como as folhas e talos das beterrabas podem ser consumidas cruas ou cozidas. Suas raízes são muito doces e saborosas e ficam excelentes em saladas, sucos, bolos, cozidos, entre muitos outros pratos quentes ou frios. Além disso são muito nutritivas e encerram considerável nível de ferro. As folhas e talos podem ser preparadas da mesma forma que a acelga. Após colhidas, as beterrabas se conservam por longo tempo no refrigerador.

As melhores beterrabas são as de cor bem acentuada e tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes, sinal de que o legume está fresco. A beterraba pode ser servida de diversas formas: temperada, com suco de laranja; pode ser frita como batatas; batidas no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes, ou ainda cozida e servida em forma de saladas. São pratos muito nutritivos.

História/Curiosidades?

 Nos séculos 18 e 19, franceses, graças a Napoleão Bonaparte, e prussianos desenvolveram variedades da planta para extrair açúcar, em parte, devido às guerras, que impediam o uso do açúcar da cana, proveniente das Américas. Atualmente, os EUA, a Rússia e a Alemanha são os líderes na produção de beterraba para exportação de açúcar e do álcool.

  • Modelo: EP0061101
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 53,00