Camomila - Zip Pouch - 100g

Esgotado Camomila - Zip Pouch - 100g

Camomila

(Matricaria recutita)

 

Onde surgiu?

 Originaria no sul e leste da Europa, norte da África e oeste da Ásia. Esta espécie se prolifera naturalmente em diversos países dessa região, com floradas anuais ou bianuais. Se propaga bem em locais de temperatura amena, com sol pleno, solos bem drenados, argilo-arenosos e férteis.

 

Quais as características?

A camomila é conhecida pelas suas pequenas flores brancas que lembram margaridas. Entretanto, sua principal característica é seu aroma intenso e doce, capaz de perfumar grandes ambientes. Possui uma haste ereta e cresce de 25 cm a 50 cm com folhas delgadas e bem recortadas.

Também conhecidos como isoprenóides, os terpenos são substâncias naturais e que estão presentes em concentrações significativas na camomila. Ao que tudo indica as plantas produzem esses terpenos voláteis para atrair insetos para a polinização, essas substâncias vêm sendo estudas a décadas por desempenharem várias funções benéficas para nós seres humanos.

A cumarina presente na camomila potencializa o efeito de alguns medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, aumentando o risco de hemorragias internas e levando a graves complicações. Além disso, o pólen encontrado em certos preparados de camomila podem desencadear reações alérgicas em alguns indivíduos.

Qual é seu uso culinário?

O principal uso da camomila é em infusão. O chá de camomila feito das flores desidratadas é um remédio muito antigo em vários países, como o Brasil. Às vezes entra na composição de vermutes e aperitivos, mas não é utilizada, como o nome pode sugerir, para condimentar o jerez muito seco chamado Manzanilla - denominação de camomila em espanhol; o nome da bebida provém de uma localidade.

 

História/Curiosidades?

No tempo da dinastia Tudor eram plantados extensos jardins repletos de camomila, e ainda há um assim no Palácio de Buckingham.

Há uma lenda que diz que a “invenção” do nome do chá de camomila foi acidental. Descoberta em 1843 por uma camponesa, que morava em Cicinete (Ohio/EUA), a infusão começou a ser comercializada na porteira de sua fazenda. A confortante ficou extremamente conhecida na região, por isso, muitos dos visitantes que ali passavam começavam a chamá-la para comprar a infusão pelo seu nome: Mila. Como não existiam campainhas naquela época, os clientes gritavam lá de fora: “Come on Mila, please” (Vamos Mila, por favor – tradução livre). Portanto, o nome do chá leva o nome da camponesa até os dias de hoje: Come on Mila (Camon, Milla – Camomila).


  • Modelo: ED0041102
  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$ 9,00