Capim Limão - Zip Pouch - 1 kg

Esgotado Capim Limão - Zip Pouch - 1 kg

Capim-Limão

(Cymbopogon citratus)

 

Onde surgiu?

É uma planta herbácea da família Poaceae, nativa das regiões tropicais do sudeste da Ásia, especialmente da Índia. Hoje também é cultivado na África, América do Sul e na Flórida.

 

Quais as características?

Cresce numa moita de rebentos (planta cespitosa), propagando-se por estolhos (por isso chamada de estolonífera), os quais apresentam folhas amplexicaules linear-lanceoladas. Forma uma touceira densa de folhas longas e bordas cortantes. A coloração é verde-clara e, devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira. As suas inflorescências são constituídas por panículas amareladas. É um capim típico, mas que possui uma base bulbosa e um sabor e aroma fortes de limão.

A planta contém muito citral, o óleo essencial usado em aromatizantes artificiais de limão e na síntese de outros aromas artificiais.

 

Qual é seu uso culinário?

O campim-limão é usado com frequência na culinária do Ceilão e do sudeste da Ásia, mas como o citral também é o sabor mais característico da camada externa amarela da casca do limão, esta pode substituir o capim-limão em receitas em que ele for necessário. Nas Filipinas e na Indonésia, onde é conhecido como tanglad ou sereh, suas folhas perfumadas são tradicionalmente usadas na culinária, particularmente para lechon e frango assado. As folhas do capim-limão são muito utilizadas, no Brasil, para o preparo de chás aromáticos e digestivos, transmitindo um sabor que lembra o suco de limão, mas com uma doçura suave sem acidez ou acidez significativa.

 

História/Curiosidades?

A Índia foi o principal fornecedor do óleo até pouco depois da 2ª Guerra Mundial, quando as Índias Ocidentais assumiram a liderança da produção. Nos séculos 19 e 20, o capim-limão era utilizado ao longo de linhas férreas no Sudeste brasileiro para conter as encostas e evitar a erosão.

  • Modelo: ED0051101
  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$ 48,00