Alcarávia (Kümmel) - 100g - Vidro Artesanal

Esgotado Alcarávia (Kümmel) - 100g - Vidro Artesanal

Alcarávia (Kümmel) 
(Carum carvi

 

Onde surgiu?

 O Kümmel ou Alcarávia é nativo da Europa e da Ásia de clima temperado (Irã, Índia, Turquia e norte da África). Adaptou-se bem à América do Norte. É cultivado comercialmente na Holanda, e em grande parte da Europa, da Rússia, nos Bálcãs e no norte da África, e em pequena quantidade na Inglaterra e nos Estados Unidos. Hoje em dia Holanda e Alemanha são os principais produtores.

 

Quais as características?

É uma planta bianual que cresce até 60 cm de altura, com folhas delicadamente recortadas e umbelas de pequenas flores cuja tonalidade vai do branco ao violeta-claro. Seus frutos são pequenos, parecidos com frutos da erva-doce. A semente silvestre é menor que a cultivada, porém seu sabor é mais intenso. As raízes longas e finas também são comestíveis e excelentes, sendo consumidas cozidas como vegetal em alguns países.

A alcaravia tem um aroma pungente que, como o sabor, é quente e agridoce, muito picante, com uma nota de casca seca de laranja e um fator anis leve, mas duradouro.

 

Qual é seu uso culinário?

É usada para aromatizar pão preto, e pão de centeio, bolachas, bolos, salsichas, repolho, sopas e cozidos. Maçãs, carnes de pato e porco, batatas e chucrute. As sementes da alcaravia podem ser compradas moídas, mas em geral é melhor usá-las inteiras, e comprá-las dessa forma.

Duram ao menos seis meses em pote hermético. 

Combina com: Sementes de coentro, alho, zimbro, salsa e tomilho.

 

História/Curiosidades?

Durante as guerras romanas, quando faltavam alimentos, os soldados comiam folhas frescas de alcaravia que vegetavam no campo. Júlio César atribuiu a esta planta muito de suas vitórias em batalhas, sendo esta especiaria muito disseminada na culinária dos países do norte da Europa. Falstaff, personagem de 'Henrique V', uma das peças históricas de William Shakespeare, foi recebido com "uma maçã e um prato de sementes de kümmel" pelo juiz Shallow.

Algumas curiosas crenças antigas sobre a Alcaravia são preservadas até hoje. Diziam que evitava o extravio de galinhas e de pombos, e fazia parte das poções contra a infidelidade.

 

Muitos livros sobre culinária oriental incluem o kümmel como um dos ingredientes do curry, o que quase sempre é uma tradução errônea. O ingrediente provavelmente é o cominho, que tende a ser mais usado do que o kümmel no Oriente e tem sabor mais amargo.

  • Modelo: EP0010302
  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$ 34,00