Alho em Flocos - Zip Pouch - 20g

Alho em Flocos - Zip Pouch - 20g

Alho

(Allium sativum)


Onde surgiu?

O Alho é nativo das estepes da Ásia central e se espalhou primeiro para o Oriente Médio. Hoje cresce em lugares de clima quente em todo o mundo. Cresce em lugares ensolarados, com solo rico e úmido.


Quais as características?

Uma planta perene, bianual, cujo bulbo ("cabeça de alho"), composto por folhas escamiformes ("dentes de alho"). Há muitas variedades, algumas com bulbos de pele branca, outras com a pele rosada ou roxa. O tamanho dos bulbos ou cabeças de alho varia muito, assim como o número de dentes que contêm. Alguns dentes são bem pequenos, mas também há formas gigantes. O bom alho é firme, os dentes não estão murchos sob a pele fina, que parece um papel, e não há manchas. O sabor do alho é picante, mas não pode ser comparado ao da cebola.

Guarde o alho em um local fresco e seco. Está disponível em flocos, grânulos e em pó. A pasta pode ser congelada.


Qual é seu uso culinário?

O alho pode ser usado para realçar o sabor de muitos alimentos. Bulbos inteiros cozidos lentamente têm um gosto suave de nozes; o alho picado é mais pungente, mesmo quando cozido. O dente inteiro levemente refogado em óleo e depois retirado deixa um sabor delicado: um dente macerado deixa um gosto muito mais forte. Nunca deixe o alho queimar, para que não desenvolva um gosto amargo e acre. O sabor do alho cozido é bem distinto do alho fresco, e obtêm-se resultados de paladar interessante combinando-se alho cru e alho cozido. Por esse motivo uma sopa de peixe que já contém alho pode ser servida com croútons esfregados com alho e um rouille contendo alho cru socado. Fica bom com quase tudo salgado.

Combina com a maioria das ervas e especiarias.


História/Curiosidades?

O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. É extremamente saudável. Contém substâncias antissépticas que revigoram o sistema digestivo; reduz pressão sanguínea e alivia a bronquite. No passado era conhecido como "remédio dos pobres" ou "remédio dos camponeses", usado como antídoto para venenos, mordidas e picadas. Os soldados romanos consumiam o alho como estimulante antes de irema para as batalhas (era dado também para os galos antes das brigas). "Marinheiros não vão para o mar sem uma bússola, muito menos sem um suprimento bem fornido de alho nos depósitos."


  • Modelo: EP0021103
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 4,00