Cebola em Flocos - Zip Pouch - 80g

Cebola em Flocos - Zip Pouch - 80g

Cebola

(Allium cepa, Lineu)


Onde surgiu?

Provavelmente seja nativa da Ásia Central. Porém, crescem de forma silvestre na Europa, Ásia e América do Norte.


Quais as características?

É uma planta bulbosa com hastes erectas, côncavas e dilatadas na base, com folhas verdes, compridas e fistulosas. As flores são esbranquiçadas,  esverdeadas ou róseas, agrupadas em umbelas arredondadas dispostas na extremidade da haste, apresentando de duas a quatro brácteas curtas. O fruto é cápsula pequena. Entretanto, há inúmeras variedades de cebolas, de bulbos de formatos variados, redondos, piriformes, achatados, de ciclos diferentes, desde anuais até perenes, mais suaves ou mais picantes, etc. Além disso, as cebolas ganham sabores bem distintos dependendo do grau de cozimento.

 

Qual é seu uso culinário?

As cebolas são comumente picadas e usadas como ingrediente em vários pratos quentes, mas também podem ser usadas como ingrediente principal, por exemplo, na sopa de cebola francesa ou chutney de cebola. Elas são versáteis e podem ser cozidas, assadas, grelhadas, fritas, salteadas ou comidas cruas em saladas. A sua natureza em camadas torna-as fáceis de abrir uma vez que cozinhadas, facilitando recheá-las, como em sogan-dolma. As cebolas são um alimento básico na cozinha indiana, usadas como agente espessante para curry e molho. As cebolas em vinagre são comidas como lanche. As cebolas em conserva fazem parte de um almoço britânico de plowman, geralmente servido com queijo e cerveja. Na América do Norte, as cebolas fatiadas são fritas e servidas como anéis de cebola. 

Semelhante ao alho, as cebolas podem mostrar uma cor adicional - rosa-vermelho - após o corte, um efeito causado por reações de aminoácidos com compostos de enxofre.

 

História/Curiosidades?

Ramakrishna compara a estrutura folhada do bulbo da cebola, que não chega a nenhum núcleo, à própria estrutura do ego, que a experiência espiritual debulha camada por camada até a vacuidade. A partir daí nada mais constitui obstáculo ao espírito universal, à fusão com Brama.

No plano mágico os egípcios se protegiam de certas doenças com hastes de cebola.

Uma dica é, ao picar cebola, deixe-as de molho em água fria por meia hora antes- se conseguir corta-las dentro da tigela com água, melhor. Se não der para cortar a cebola dentro da água, invista então em um afiador de facas. Quando picamos a hortaliça com lâminas cegas, acabamos "espremendo" a cebola ao invés de cortar. Isso acaba liberando o componente lacrimogêneo do ingrediente com ainda mais força - ou seja, dá-lhe choradeira. Com lâminas afiadas, o corte é mais rente e não libera tanto a substância que irrita os olhos.

  • Modelo: EP0151117
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 5,00