Baunilha de Madagascar - em Pó - 15g

Consulte-nos Baunilha de Madagascar - em Pó - 15g

Baunilha de Madagascar

(Vanilla planifolia) - Baunilha de Madagascar em Pó


Onde surgiu?

É um gênero composto por cerca de cento e nove espécies de ervas que se distribuem por todas as áreas tropicais do planeta, excetuada a Austrália, habitando florestas tropicais quentes e úmidas, e sobre arbustos em campos secos e quentes. Raríssimos exemplares são encontrados em áreas montanhosas mais frias. Cerca de sessenta espécies podem ser encontradas no novo mundo, e setenta são naturais da África, sudeste asiático e ilhas do Oceano Pacífico e Índico.

 Baunilha Bourbon ou baunilha Bourbon-Madagascar, produzida a partir de plantas de V. planifolia levadas das Américas, é o termo usado para a baunilha das ilhas do Oceano Índico, como Madagáscar, Comores, e Reunião, antigamente chamada Île Bourbon. 

 

Quais as características?

 Vanilla é um gênero de plantas trepadeiras pertencentes à família das Orquidáceas. É encontrada em zonas tropicais e congrega cerca de 109 espécies. A partir dos frutos de algumas espécies obtém-se a especiaria comercialmente conhecida como baunilha. As Baunilhas de Madagascar são processadas ​​usando o método de cura "Bourbon". Esta técnica geralmente produz baunilha com maior teor de umidade( aproximadamente 33%).

 Cada fava contem em média 3 gramas e 17 cm, são brilhantes e tem a quantidade ideal de umidade. 


 Qual é seu uso culinário?

 A baunilha pode ser usada em cremes, pudins de ovos e sorvetes. Você pode reutilizar a fava após fervê-la em leite; lave-a e use papel toalha para secar.  Coloque-a em açúcar e espere alguns dias para ter açúcar de baunilha!  A Baunilha também é utilizada para fazer geléias, bolos, tartes e a caldas. Sua utilização com chocolates é ainda muito difundida, usando suas sementes ou o extrato obtido colocando 1 fava para cada 100ml de álcool de cereais ou vodka por no mínimo 1 mês em garrafa ambar. É utilizada em chás e cafés e tem efeito tranquilizante.  Sua utilização em pratos salgados cresce a cada ano, combina muito com mariscos, lagosta, vieiras e mexilhoes. Também teste em frango, no feijão e como realçador da doçura de legumes de raiz.   Vai bem com: Maçãs, melão, pêssegos, peras, ruibarbo, morangos, peixe, marisco, natas, leite e ovos.   Combina com: Cardamomo, malaguetas, canela, cravo da índia e açafrão.  Embalagem multilaminada, resistente a umidade e luz!

USADO EM: Essências naturais, Cervejas, Caldas, creme brulèe, geléias, sorvetes, doces em geral, molhos salgados e frutos do mar.

 

História/Curiosidades?

A baunilha é utilizada desde muito tempo pelos índios astecas para aromatizar os alimentos, os cosméticos e o chocolate, na época chamado de “choclatl”, uma bebida feita a partir de grãos de cacau moídos, farinha de milho, mel e baunilha.

Bebida que era nessa altura chamada de “tlilxochitl”, cujo significado é “vagem negra”. Hoje em dia ela é usada amplamente na elaboração de diversos doces e ainda é reputada a propriedade de afrodisíaca.


  • Modelo: BA0011906
  • Disponibilidade: Consulte-nos
  • R$ 51,00