Chimi Churri com Pimenta - La Pianezza - 170g

Chimi Churri com Pimenta - La Pianezza - 170g

Mix de Especiarias Chimichurri

 

Onde surgiu?

Este é um molho típico na Argentina, Paraguai e Uruguai, e acredita-se que tenha se originado nesses países.

 

Quais as características?

O molho lembra um vinagrete. É feito à base de:

-Alho Granulado;

-Cebolinha Verde;

-Orégano;

-Salsinha;

-Pimenta do Reino Preta; e

-Páprica 

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a  salsinha por coentro, acrescentar pimenta ou mesmo manjericão, até substituir o vinagre por suco de limão. O molho aumenta a viscosidade com elementos frescos contrastantes que desempenham a natureza mais pesada da carne bovina. 

O sabor dominante é a salsa, alho, flocos de pimenta vermelha e orégano fresco.

 

Qual é seu uso culinário?

Chimichurri pode ser escovado, amassado ou jogado por cima da carne enquanto cozinha, ou na superfície cozida da carne enquanto descansa. Também pode ser servido ao lado como um condimento. E, ainda, pode ser usado como uma marinada para carne grelhada.

 

História/Curiosidades?

A palavra chimichurri é de origem incerta. Uma das teorias afirma que vem dos britânicos que foram feitos prisioneiros após as invasões inglesas às colônias espanholas do Rio de la Plata, no início do século XIX, que, mais tarde, permaneceriam residindo no rio da pradaria. De acordo com esta versão, os britânicos pediram o tempero para as suas refeições usando uma palavra composta de palavras locais, espanhol e inglês (na verdade, o curry é a palavra da Índia, embora seja do século 18 e até 1947 a Índia transformou-se em uma colônia inglesa, e a palavra se espalhou na língua inglesa), usando che-mi-curry para "che-mi-salsa" ou me dê curry para "me dê salsa".

Em um artigo na revista LNR do jornal La Nación em Buenos Aires, Argentina, a história de um imigrante irlandês chamado James McCurry, cujo nome em diminutivo, Jimmy, foi acastelanizado como Yimi Churri. A fim de satisfazer o seu desejo do então insolúvel Worcestershire, eles teriam recorrido aos ingredientes disponíveis, em combinações que se tornaram agora conhecidas como chimichurri.

No entanto, é difícil que a origem dos nomes populares esteja relacionada a um fato concreto, provavelmente é simplesmente derivação de antigas palavras indígenas ou espanholas já esquecidas. Em particular, outra teoria sugere que a origem deve ser buscada no País Basco. O chimichurri viria do "Tximitxurri", que no Euskera significaria "mistura" ou "mistura". Na verdade, há um molho similar, mas é preparado com alho e salsa, juntamente com ervas aromáticas, pimenta vermelha, pimenta caiena, tomilho e alecrim.

  • Modelo: MS0040859
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 16,00